Loading...
Gerenciamento de Crise 2017-12-14T08:39:10-03:00

Project Description

CASE


Sescon-RJ

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro – existe há quase 30 anos e representa, atualmente, mais de 15 mil empresas das categorias econômicas “empresas de serviços contábeis” e “empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas”. A entidade vivia um momento crítico quanto ao posicionamento junto à opinião pública e imprensa, cujo rótulo de sindicato o impedia de maior projeção. ativas brasileiras.

Para que os objetivos da entidade fossem alcançados era necessário implantar uma estratégia de comunicação que fortalecesse sua imagem e iniciativas junto aos diversos públicos, entre eles seu público interno (associados) e a imprensa.

Plano de Ação

Diante do cenário, a Contextual Comunicação atuou com um plano que contemplou assessoria de imprensa e comunicação institucional, focado em duas frentes:

  •  Imprensa – produção de releases abordando atualizações de conceitos gerais da contabilidade e suas aplicações para as empresas associadas e população em geral. A agência posicionou a entidade de forma didática, ou seja, através dos especialistas na área contábil, apresentou a entidade como fonte de consulta para as diversas interpretações de alterações legislativas que afetam diretamente os empresários e a sociedade como um todo. Viabilizamos encontros com jornalistas e formadores de opinião, desmistificando a imagem de sindicato tradicional.
  • Institucional – foi repaginada a newsletter eletrônica semanal enviada às quintas-feiras para os cerca de oito mil membros cadastrados no sindicato. Com média de 12 matérias divididas em quatro editorias definidas pelo corpo técnico da entidade, o periódico se tornou um canal informativo, atrativo e eficaz, para um público que almejava se inteirar sobre as atividades da entidade em andamento. Foi elaborado um projeto editorial visando a modernidade, leveza e dinamismo às matérias e imagens publicadas.

Alguns dos resultados obtidos podem ser conferidos a seguir.

  • Imprensa – os jornalistas passaram a contar frequentemente com os especialistas do sindicato para matérias sobre o setor. A presença da marca Sescon-RJ na imprensa aumentou em 75%, consolidando a entidade como fonte de consulta sobre assuntos de contabilidade e legislação da área.

 

  • Newsletter  o número de cadastros no site para receber a newsletter teve crescimento consistente, com taxa de adesão de cerca de 5 a 10% ao mês. Já os dados comparativos desde a implantação das ações apontam um crescimento de 35% nas visualizações das notícias, assim como também aumentou em 15% o número de empresas associadas.