A construção de uma imagem positiva e sólida para uma empresa é um caminho contínuo e tem na comunicação as principais ferramentas que alavancarão a reputação do negócio tanto junto ao público-alvo e potenciais clientes quanto diante à opinião pública em geral. Se bem trabalhada, gradativamente, cada consumidor reconhecerá na marca a identidade e os valores pelos quais a companhia se baseia. Nesse contexto, uma das ferramentas com significativo potencial de penetração aos mais variados públicos é a Assessoria de Imprensa que oferece à marca, a oportunidade de se posicionar como referência em seu setor de atuação.
A comunicação possui várias vertentes e instrumentos diferenciados para atingir e impactar o público. Quem nunca ouviu dizer que a “propaganda é a alma do negócio”? Pois é, em tempos de muita tecnologia e mesmo com muita gente questionando esse conceito, é possível afirmar que sim, porém indo bem mais além. Não só a propaganda, mas a comunicação é fundamental para qualquer negócio. Independente do segmento de mercado, qualquer empresa visa à venda, seja de produtos ou serviços, e, obviamente para isso é preciso se comunicar com o público consumidor.
Para isso, o primeiro e determinante passo é o gestor ter a mente aberta na direção de entender e compreender que sem comunicação você não tem visibilidade e, consequentemente, afunila seu campo de abrangência. É verdade que o boca a boca, uma das mais antigas e eficazes formas de comunicação ainda funciona, mas num mundo digital, definitivamente, não se pode só contar com isso.
Um ponto a se destacar é a peculiaridade da Assessoria de Imprensa, cujos resultados são sutis e intangíveis. Se nos anúncios e peças publicitárias ficam explícitas as mensagens “marqueteira”, literalmente “vendendo” o que se deseja com linguagem persuasiva, atrativa e até mesmo apelativa, buscando valorizar os atributos do produto ou serviço, os espaços ocupados, via imprensa, têm outro perfil. Numa matéria jornalística a mensagem tem valor imensurável, pois o conteúdo é passado de forma diferenciada. Como fonte de uma matéria jornalística, o representante da empresa se posiciona como referência e/ou especialista sobre o assunto abordado. Assim, paralelamente a marca (e não só o profissional em questão) fica em evidência e aumenta sua credibilidade diante da opinião pública.
O relacionamento estreito com jornalistas fortalece a representatividade dos dirigentes e posicionamento como fonte de consulta confiável, essencialmente para os que chamamos de setoristas, jornalistas que cobrem, diariamente, determinados setores, como economia, saúde, política, entre outros. É através da Assessoria de Imprensa que é possível vincular as marcas ao noticiário de alto nível, cujo objetivo é informar de forma qualificada, compartilhando conhecimento com a opinião pública.
Vale ressaltar que em tempos de Fake News, o risco para as instituições é sempre eminente e, neste momento, contar com profissionais é determinante. Com uma equipe de Assessoria de Imprensa é preciso filtrar as demandas, apurando os objetivos da reportagem para analisar a viabilidade de participação de uma marca assessorada em determinada matéria jornalística.
Enfim, dentre os mais variados instrumentos de comunicação, incluindo os que compõem o marketing digital, a Assessoria de Imprensa se apresenta como uma das mais estratégicas, atuando na manutenção e preservação da imagem positiva da marca assessorada, transmitindo de forma clara e contínua seus diferenciais e objetivos, contribuindo, assim, para o crescimento do negócio.
*Alan Pereira é Diretor Executivo da Contextual Comunicação
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